quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Motorista de ônibus da linha 620

Em geral, a gente tem a imagem de motorista de ônibus como aquele cara costurando o trânsito, fazendo malabarismos perigosos na rua, agressivo correndo contra o tempo, impaciente com os passageiros. Daí surgiu a piadinha de que "Tudo na vida é passageiro... tirando o motorista e o cobrador..." Ai ai... vou deixar a piada sem graça e voltar ao texto que estou digitando. : )

Estava um dia chuvoso (27/11/2007). Eu já estava super hiper mega atrasado pro trampo. Olha que o expediente se inicia 8:00 e já eram 09:30. E eu acabando de pegar o ônibus rumo ao meu trabalho. Não precisa nem dizer que horas eu cheguei pra bater o ponto. : )

Perto da minha casa tem uma pontezinha de uns 6 metros onde todos os carros passam para entrar no conjunto. Com essa chuvarada toda, o rio transbordou. Eu falo rio, mas é uma corredeira poluída e a água estava barrenta toda marrom. Assim que o ônibus tentou passar por esse trecho onde essa corredeira estava cortando a rua, eu vi um chafariz dentro do ônibus. Pra quem pega ônibus no dia-a-dia, nos que a entrada é pela frente, repare que perto da roleta tem tipo um alçapão no piso. Quando o ônibus entrou pra cruzar a corredeira, a força da água era tanta que ele empurrou o tal alçapão e jogou água barrenta pra dentro do ônibus. Tinha uma senhora sentado perto desse alçapão. Nem preciso falar o que aconteceu com ela... Eu só vi o chafariz barrento ao som de um grito assustado. E ao olhar, estava uma senhora toda encharcada falando: "Ai meu Deus... ah, hoje eu vou faltar meu trabalho..." e pedia pro motorista dar a ré e deixá-la antes da corredeira pra ela poder voltar pra casa andando. Eu pensei que ele ia fazer isso mesmo afinal era o mínimo que ele poderia fazer. Apesar da culpa do acontecido não ter sido do motorista, afinal, não foi ele que não implantou uma trava naquele alçapão. Só que ele fez mais...

Ele fez uma manobra radical na rua estreita e deu meia volta com o ônibus. Atravessou de volta a corredeira traiçoeira (bem devagar dessa vez) e deixou a senhora bem mais adiante em vez de só deixar do outro lado da corredeira. Ele praticamente voltou 2 paradas para deixar a senhora mais perto da casa dela mesmo que isso o deixasse atrasado pra cumprir seu tempo de viagem normal. Ao retornar ao rumo normal dele e chegar de novo na bendita corredeira, de quebra, ele deu carona para uma pessoa e a atravessou para que ela não se molhasse. Eu vi gentileza em dobro só nessa manhã por parte desse motorista que tentou amenizar o prejuízo daquela senhora.

Eu não sei o nome do motorista, só sei que ele é da linha 620. Mas o gesto "agressivamente gentil" ficou marcado na minha memória. Esse termo "agressivamente gentil" eu aprendi no livro "Nos bastidores da Disney" que li recentemente. E foi o que eu vi hoje e é o que estou tentando aplicar também no meu dia-a-dia.

Parabéns àquele motorista.

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. Qdo li, senti uma vontade enorme de poder encontrar esse motorista e entregar para ele em um envelope lindo, a altura desse depoimento, falando sobre sua atitude extremamente nobre. Fico imaginando a cara de felicidade dele, em ver que sua atitude pode propiciar uma lição grandiosa, pra quem teve coração dócil de reconhecer e tomar pra si. Mas o cabana mesmo, Jun querido, foi que vc além de ter sido uma pessoa absurdamente sensível pra perceber esse fato, tb dividiu...agradeço de coração seu gesto "agressivamente gentil" :)
    Obrigada
    Selma Brandão

    ResponderExcluir
  2. Jun,

    Hummmm... É de deixar a pessoa pensativa mesmo!!! E tb alegre, por ainda existirem pessoas com corações nobre nesse mundo tão cruel.

    Beijos.

    Mica.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Jun!
    Que percepção a sua! Admiro os motoristas de ônibus por duas coisas: a responsabilidade de carregar tantas pessoas e por conseguirem tirar essa carteira de motorista de ônibus ( pois eu ainda não conseguir tirar nem a mais comum).
    Hj tmb passei fui tratada muito bem pelo motorista de minha linha e pelo cobrador de outra ( ate dei um chiclete pra ele).
    Gostaria de parabenizá- lo pelo blog.
    Uma dica: podes até fazer uma compilação e publicar um livrinho do tipo: "Anjos existem". fica aí a dica. Você tem um ótimo estilo de escrever.
    Hasta la vista,
    Sam.

    ResponderExcluir