segunda-feira, 10 de setembro de 2007

No vão do ar condicionado...

Olá pessoal, bom dia.

Eu geralmente não fico em casa durante o dia por causa do meu trabalho que é no horário comercial.

Em Manaus, dia 05 de setembro é feriado em virtude de... xu ver... vou ver no google o motivo do feriado local... eu sei que tem alguma coisa a ver com a dona Ascenção... (depois de uns 5 minutos pesquisando... achei!!!). O nome do feriado é "Elevação do Amazonas à categoria de Província". Chique bem! Não tinha nada a ver com a dona Ascenção... : )

Então, nesse feriado, fiquei a parte da manhã em casa. Estava deitado na cama vendo o tempo passar, curtindo o DVD da Caverna do Dragão que eu ganhei da minha amiga, comendo um gelado de goiaba, e de repente vi uns passarinhos entrando na minha caixa do ar condicionado. Achei estranho pois não tava chovendo. Se estivesse chovendo eu até entenderia pois os passarinhos poderiam estar se abrigando da chuva. E nem o ar condicionado estava ligado pois eles poderiam estar a procura de algum lugar quentinho e tal...

Parei de prestar atenção ao DVD e fiquei olhando aquele vai-vem dos passarinhos. Eu não sei dizer qual marca/modelo/raça/tipo eles eram. E também eu não sei quantos eram, pois passarinho é tipo japonês... é tudo parecido. Aí eu entendi a dificuldade que o pessoal tem quando me vê junto com outro japonês e se confundem. : )

Vamos deixar os japoneses de lado por hora e nos concentrar no passarinho... Eles entravam tipo num vão. Esse vão eu tinha construído sem intenção nenhuma. Eu coloquei uma placa de isopor pra proteger a placa de gesso contra as chuvas. Entre essa placa de isopor e a placa de gesso formou-se um vão. Eles poderiam querer construir uma casa pra eles nesse vão??? Eu poderia cobrar aluguel deles se eles decidissem morar lá??? Sei lá... Brincadeiras a parte, vi uma coisa que me deixou super feliz. Vi o passarinho trazendo na boca tipo uns pedaços de palha ou raiz ou sei lá o que era. Me veio logo na mente que eles estavam construindo um ninho nesse vão.

Me deixou feliz isso pois eu sei que passarinho, e animais em geral, agem pelo instinto. E de alguma forma eles viram naquele local uma segurança para poder criar os filhotes deles. Eu os vejo trabalhando direto sem parar trazendo pedaços de um monte de coisa na boca. Ouço barulhos de asas contra a placa de isopor. Ouço o cantarolar desses passarinhos. Ouço o bater das asas em busca de novos materiais para compor o ninho. Ouço eles chegarem desse vôo. Ouço eles andando em cima da caixa de metal do ar condicionado até chegar a esse vão. Ouço um monte de coisa.

Me dá curiosidade em ver o progresso da construção desse ninho... mas fui alertado por uma miga que se eu mexesse algo, eles parariam de construir e até abandonariam o ninho. Não quero que isso aconteça. Quero manter o lugar sempre seguro para que eles concebam os filhotes perto de mim. Imagino num futuro próximo vários filhotes fazendo estardalhaço pedindo comida. E eu não vou poder dar minhoca pois eles não são peixes...

Há uns dias eu percebo uma infiltração no meio da parede a uns 20 cm em baixo do ar condicionado, e acho que essa infiltração vem do tubo onde escorre a água do ar condicionado... No normal eu tiraria o ar condicionado da caixa, vedaria a beira desse tubo com silicone e resolveria essa infiltração... Mas agora... eu não posso mexer em nada nesse local por causa dos passarinhos... Agora vou ter que esperar todos os pimpolhos nascerem, crescerem e voarem.

Eles poderiam dar um bom espeto de passarinho... : ) Brincadeirinha.

É muito bom acordar com os cânticos desses passarinhos. A natureza parece estar mais próxima de mim.

Um comentário:

  1. se fosse no meu quarto, eu axo q eu naum ia aguentar d curiosidade e ia fik olhando sempre os passarinhus, e ver como eles constroi o ninhu deles.. deve ser taum bunitinhu... Deus realmente é perfeito neh?!?! como um serzinhu taum piquenu pode construi a sua propria casa usando apenas o bico q é menor ainda?? coisas da natureza... mas legal q eles taum bem perto d ti, e deve fazer um bem danado ouvir os barulhos e cantos deles..
    ¬¬
    bju
    ;*


    ♥karlinhaa

    ResponderExcluir