quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Profissão: Limpador de vidro

Olá gente, bom dia.

Hoje eu gostaria de falar que, por um breve momento, mudei meu pensamento com relação aos meninos que ficam no sinal limpando os pára-brisas dos carros.

Às vezes eu dirijo carro dos meus amigos, já que eu não tenho um meu próprio. E sempre foi um sufoco naquele cruzamento da Ramos Ferreira com a Getúlio Vargas onde fica a academia Sheik. Lá é a "empresa matriz" desses meninos que estão nessa "profissão". Hoje em dia eles são mais abusados. Tem até uns, que vão passando aquela esponja no vidro e não estão nem aí se vc sinaliza, às vezes gesticulando desesperadamente, dizendo que não quer o serviço deles. Tem uns que fazem um sinal tipo "outra vez vc paga".

Hoje eu peguei um desses abusados que tacou a esponja no canto do pára-brisa e ficou aquele melado no vidro. Ao meu sinal de que não queria o serviço dele, ele foi obediente: simplesmente tirou a esponja do vidro e pulou pra outro carro que estava atrás... Só que ele deixou aquele babado no vidro, além de que aquela esponja já era todo sujo...

Eu pensei: ah, depois vai chover e esse babado vai sair. Mas nem precisei esperar muito... mais adiante um outro menino desses ofereceu o serviço, e já sabem qual foi minha reação: gesticulei que não precisava. O menino, acho que percebeu o babado que o outro colega de trabalho deixou no carro e fez uma coisa que eu não esperava: passou o outro lado da esponja e limpou a parte do babado e foi se sentar na calçada. Eu fiquei olhando até o sinal abrir para aquele menino e claro, mandando mil vibrações de felicitações pelo "espírito Disney" que ele teve. Vcs sabem o que é esse "espírito Disney"??? Um outro dia eu explico. Mas, eu só sei que se eu tivesse uma empresa, na mesma hora eu desceria do carro e ofereceria um trabalho para ele. Foi bonita a atitude dele em não deixar o "trabalho sujo" estragar a imagem da "categoria". Ele poderia ser um líder e ensinar essa postura aos demais, inclusive a nós de outras profissões. Valeu!

3 comentários:

  1. COMENTÁRIO GERAL SOBRE O BLOG
    Gosto de ler blogs, quando estou na net perco horas lendo-os... mas tem de ter coisa boa de se ler e foi o caso deste espaço cibernetico.

    Quando a minha colega disse pra eu passar nesse endereço, nao imagieni encontrar tanta estória e histórias assim.
    Afinal, como alguem já te disse antes , conforme informa um post anterior, vc tem um jeito de escrever que não cansa...

    Parabens,
    acabas de ganhar um novo leitor, alias dois, minha esposa tmb se deliciou com os textos..

    PS - A Manaus energia realmente cobra consumo minimo???
    :o
    fiquei encucado com essa informação.

    []s

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO ESPECIFICO SOBRE O POST
    É... a atitude profissional deles no exemplo citado é mais real do que as parcas tentativas de empresas "reais".

    PS - A foto tá cômica :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Junzinho tudo bem, até que enfim que eu entrei no teu blog, achei muito interessante, adorei a estória dos meninos que ficam nos cruzamentos e fiquei curiosa sobre o que vc comentou "espirito Disney".
    Vc pode me responder O que é espirito Disney?

    Cláudinha S.T

    ResponderExcluir