sexta-feira, 28 de março de 2008

Fração de 5 segundos

Olá pessoal, bom dia.

Hoje eu acabei fazendo uma reflexão sobre "agilidade". Eu estava dentro do busão, 624, a caminho do trabalho. Há ônibus e ônibus. O interior de cada um é diferente, mas acho que o padrão é ter 2 cadeiras de cada lado enfileirados. Esse 624 que peguei, nasceu da fábrica meio egoísta. Só tem 1 cadeira de cada lado. : ) : )

O fato de ser assim, há vantagem pois cabe mais gente em pé pelo fato de ter mais espaço livre. Só que as barras onde nos apoiamos fica mais pros lados também. E isso dificulta o andar dos passageiros pois não têm barras mais pro meio. A lógica é bem simples: se quiser se segurar, tem que ser pelos lados nas alças das cadeiras ou pelas barras do teto.

Uma senhora (pequena estatura por isso não alcançou as barras do teto) veio tateando pelas alças da cadeira. Veio caminhando aos poucos e eu só observando pois eu via essa dificuldade que as pessoas tinham. Teve uma hora que o ônibus estava freiando e a senhora foi meio que querendo ser jogada para a parte frontal do ônibus, e ela querendo chegar na parte traseira do ônibus para descer. Aquela força de ação e reação que aprendemos na física no 2º grau. : )

Foram 5 segundos onde ela forçava o corpo pra frente para não ser levada pelo lance da ação e reação. E a mãozinha dela... a 20 centímetros da alça da cadeira querendo se segurar. É típico daquelas cenas de filme que falta pouco pra pegar algo (geralmente uma bomba ou granada ou uma chave, enfim, algo importante... ah, tipo no Titanic quase afundando e o Jack querendo pegar as chaves para abrir um cadeado de uma grade). Foram 5 segundos nessa agonia da senhora e eu só observando lá. Eu poderia ser mais "ágil" e ter pego na mão dela e puxado... Mas sabe o que é uma fração de 5 segundos? E vc tem que pensar e agir rápido?

A reflexão surgiu porque eu não consegui agir rápido. Acabou que ela foi vencida pela freada e foi se batendo em algumas pessoas... desculpe-me.

2 comentários:

  1. Jun, vc jah esta ficando especialista em onibus hein... rsrsrs
    legal q vc conta ate detalhes da estruturas dos "buzus" de manaus... mas nao quero nem lembrar das vezes q passei os 5 e mais outros 5 segundos de angustias dentro desses onibus...
    bom.. na proxima vez, nao esquece de segurar a mao da batyanzinha viu...rsrsrs
    jya neh

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk
    vc eh maldoso
    hkusahsakhskuhsuku

    ResponderExcluir