quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eternizando momentos

Essa foi uma foto feita pela minha assistente de fotografia, a Selma. Eu falo "assistente", mas acho que na verdade, eu que sou o assistente dela. Em geral, os takes dela são mais bonitos. O que falta nela é altura para poder pegar melhor as fotos de um ângulo mais "de cima".

Bom, voltando à foto, acho que foi uma das mais bonitas que tenho. E olha que dizer que estou "bonito" é raro. Talvez a foto faça milagre sim. : )

Eu não lembro bem o momento que eu comecei a gostar dessa arte chamada "fotografia". Não lembro quando que, ter uma máquina fotográfica em minhas mãos me deixava com uma boa sensação. Formatura da Terry em 2007? Não sei... depois, um outro dia, eu penso melhor nisso. Acho que é bom saber o exato momento que comecei com esse hobby, que não é azul, nem vermelho : ) : ) é preto. : )

Há pessoas que acham que fotografar se resume em um simples apertar do shutter. Há muito mais em jogo que isso. É claro que tem que se conhecer a máquina que você está manuseando para você ter o domínio técnico sobre a máquina. Mas o mais importante e que não pode faltar, é o senso de fotografia, o olhar artístico, a percepção de sentimentos. Afinal, fotografia é uma arte. Perceber momentos, captar sentimentos, enfim, esse monte de coisa que eu tenho que desenvolver já que eu me considero muito "razão e lógico" tipo um robô. : )

Um dia eu estava pensativo assim: Que eu tiro fotos e tal, e pra mim, isso pode ter se tornado uma coisa meio comum, apesar de desafiador. Mas para a pessoa que está recebendo esses cliques, há uma chance de poder virar uma lembrança eterna de um momento especial na vida dela. Seja um aniversário de 1 ano, um casamento, uma formatura, uma festa, um book, um almoço em família, uma gravidez, bodas de ouro, jogos esportivos do filho, uma viagem de férias, etc. E aí eu sempre imagino uma cena que eu já vi em um filme que não recordo o nome. A cena é assim: Uma pessoa tira uma foto, faz o barulho do clique, a foto aparece na tela como se estivesse sido impressa e num efeito especial do Spilberg, a foto se envelhece e acaba aparecendo dentro de um álbum e outra pessoa olhando e recordando o momento. E isso é o que eu desejo sempre que estou tirando fotos. Que esta foto seja motivo de muita felicidade e que a pessoa guarde para a eternidade. E se eu puder ser o fotógrafo que pôde proporcionar isso, me dou por satisfeito.

Abraços!

2 comentários:

  1. Meu assistente?

    Um elogios como esse é raro na vida, por isso esse vai ser eterno pra mim, que nem essa foto linda que fiz em um dos momentos mais bonitos e felizes da nossa vida.

    Sempre falo que estou ficando profissional em fazer fotos lindas suas. Só não sabia que essa tb era a sua predileta. Acho ela perfeita...perfeita. Fico super feliz de vc ter gostado.

    Como diz em seu post, "o fotógrafo é um artista e se puder proporcionar felicidade com sua arte, se dá por satisfeito".

    Fotografar pra mim é uma paixão... ser sua assistente não é só uma honra, mas tb uma forma de felicidade.

    Um "robô" não teria desenvolvido paixão por fotografia, não faria fotos linda que nem vc faz.

    Só é fotógrafo quem tem sensibilidade, "senso de fotografia, o olhar artístico, percepção de sentimentos", e "robôs" não têm essas capacidades.

    És a pessoa mais sensível que já conheci na vida, pena que não reconheça isso.

    Obrigada pelo presente :)

    bjs

    Selma Brandão

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias venho aqui dar uma olhadinha na esperança de encontrar um novo post, mas ainda estou só na esperança :)

    Adoro essas histórias... sempre com um ensinamento pra gente...sempre com um novo estímulo para se buscar crescimento...

    "Acredito que Deus se manifesta de várias formas. Se manifesta também através de situações desagradáveis. Mas todo problema vem para fazer vc evoluir espiritualmente. Vem para ensinar a vc ter mais paciência,a perdoar mais, a amar mais. Tudo tem o seu propósito. E a gente precisa só entender isso e aceitar de bom grado o que Deus manda para vc crescer."

    Sábias palavras... grande ensinamento Mio!!!!

    Amo vc

    Selma Brandão

    ResponderExcluir