segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Só darei lugar a gestantes, idosos, e mãe ou pai com criança de colo (28/08/2007)

Olá gente, bom dia!!!

Vou escrever sobre uma das bobagens que eu fiquei pensando durante a minha “viagem” na manhã de hoje em direção ao trabalho. Digo “viagem” entre aspas, pois confesso que agora estou morando meio longe... quase perto da “interestadual”.

Como agora estou morando longe, acordo todos os dias às 6:00 da “madruga”, pelo menos eu estou tentando e tenho conseguido cumprir o horário. A vantagem de eu acordar cedo, é que eu pego ônibus mais vazio e ainda curto o finalzinho do frescor da madrugada.

Há uns dias eu tenho optado por pegar o ônibus numa parada mais antes, pra poder ir sentado e mais sossegado, pois a “viagem interestadual” chega a durar uns 40 minutos. :)

Há muito tempo atrás eu entrei num ônibus meio lotado carregando cheio de tralhas. Confesso que fiquei ansioso em ouvir alguma voz de alguém sentado dizendo: “Ei, quer que eu segure essas coisas pra ti?”. Mas acho que meu astral não estava legal nesse dia e eu não mereci essa atenção... snif. Hoje eu tento tomar cuidado com esse tipo de coisa.

Hoje eu fiz a “viagem” sentado. Ao mesmo tempo que eu estava debruçado na janela curtindo o vento bater no meu rosto, eu prestava atenção se tinha alguém em pé na redondeza onde eu tivesse a oportunidade de ser útil.

Graças a Deus apareceu uma moça segurando uma pasta e atrapalhada tentando se segurar nas barras pra não se desequilibrar. Sem pestanejar, me ofereci para segurar a pasta dela. Oferta aceita! Pensei que eu poderia ser mais gentil e oferecer o assento, mas logo em seguida veio uma outra senhora cambaleando com uma sacola. Não pensei duas vezes e me ofereci para segurar a sacola dela. Se continuasse assim, eu sei... estaria cheio de sacolas, cadernos, pastas em cima de mim, mas Deus foi generoso e me mandou só duas pessoas naquela hora. Então decidi não dar lugar nesse caso pois assim posso ser útil pra mais pessoas. Só darei lugar para gestantes, idosos e mãe ou pai com criança de colo. Apesar dessa decisão drástica, me senti satisfeito, pois acredito que elas fizeram uma viagem mais agradável e menos conturbada.

Um dia, um amigo que está em Sampa, o Ari, falou numa das palestras dele: “Você veio ao mundo para servir e não para ser servido”. Há muita gente que vem a este mundo só com intenção de ser servido. É claro que eu também quero ser servido. Mas eu fixei uma proporção de 80% para servir e 20% para ser servido. Acho que é justo. :)

Não foi “grandes coisas” que aconteceu, mas deu uma sensação boa ter sido útil a alguém.

Obrigado por ter lido. :)

Inté+

3 comentários:

  1. Olá EJ, de jeito nenhum acho que esse seu comentário seja bobagem. Pois sempre penso que são as pequenas coisas que fazem as grandes diferenças :) Sempre prestei muita atenção nas atitudes pequenas das pessoas. Acho que assim é uma forma de conhecer de verdade um pouquinho delas. Penso que é difícil nos mostrarmos de forma natural, assim realmente como somos. Mas, em pequenas atitudes, por acharmos que por serem pequenas não serão notadas, que acabamos agindo de forma natural e com isso, nos mostrando. Entendem o que quero dizer? É por isso que penso que são nas pequenas atitudes que acabamos conhecendo o jeito verdadeiro das pessoas. Atitude como essa do Jun querido, em segurar algo pra alguém no ônibus e que parece ser tão pequena, mas que mostra a grande pessoa que ele é. O interessante é que passamos por algumas situações desconfortáveis, como a que ele passou qdo teve que fazer sua viagem interestadual :) com várias sacolas na mão, sem ajuda alguma que trazem grandes ensinamentos

    ResponderExcluir
  2. muitooo boomm os 80% servir e 20% ser servido... axei bacana a historia.. bacana tbm tua intenção d kerer ser útil... =) um bju ;*

    ResponderExcluir
  3. Entrei sem querer no seu blog,por curiosidade, só por causa do seu nome. Foi bom, pois achei muito legal as suas atitudes. Não é preciso ser aquele herói de tv, nem um daqueles revolucionários q querem mudar o mundo, para construir um mundo melhor é só preciso ter atitudes como essa. Se todos fossem assim, como o mundo seria melhor. Não custa muito olhar um pouco pro lado e estender a mão para alguém.
    E qual não foi minha surpresa ao ver o nome da Seicho-no-Ie ao lado, pensei, só podia ser. Um abraço...

    ResponderExcluir